Computação em nuvem é segura?

O recente bug ocorrido no Gmail, que afetou 0,02% de todos os usuários do programa, deve ter deixado muita gente em dúvida: será que a computação em nuvem é realmente segura?

Já respondo: é, mas depende!

Vejamos o caso do Gmail: os dados perdidos foram recuperados. Tá certo, os servidores redundantes e toda a infra-estrutura não conseguiram previnir o bug, mas os dados foram recuperados através do backup feito em fitas (isso é para quem pensava que as fitas eram coisas do passado – veja mais aqui e aqui).

Mas, e se a empresa não fosse a Google ou outra que não tivesse dinheiro infra-estrutura e/ou compromisso com o usuário? Pois é, para esses casos (na verdade, para todos os casos), é interessante ter um backup na sua máquina.

No caso específico do Gmail, a melhor opção que vejo para o backup dos dados é o
Gmail backup. É um programa simples, que possui apenas uma tela, mas que permite você fazer o download de todas as suas mensagens. Uso e recomendo.

Outra opção é usar o Outlook ou equivalente e baixar suas mensagens (deixando uma cópia no servidor).

Quando falamos em segurança também entra em campo a engenharia social. Aqui também devemos levar em consideração a seriedade e compromisso da empresa com os usuários. Afinal, tenho certeza que a maioria dos usuários deixa armazenado nos Gmails da vida, muitas informações pessoais e até mesmo senhas.

Não tem saída. É importante você ter sempre um backup dos seus dados. Assim, mesmo que um ataque nuclear global destrua todos os servidores da Google, você ainda poderá ver seus emails (off-line, é claro).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s